Uma trajetória incrível marca a história do chef Eduardo Jacinto, catarinense que morou por 13 anos em Paris, na França, e voltou para sua Florianópolis, sua cidade natal. há três anos.
Hoje o Le Pario está em Florianópolis, no bairro Santa Mônica, onde está o Shopping Iguatemi e abriga uma importante via gastronômica.
Na capital francesa, Duda, como é conhecido, fez sucesso: trabalhou com grandes chefs (alguns dos melhores do mundo) e comandou seu próprio bistrô, o Le Pario, frequentado por atores famosos e elogiado até pelo Guia Michelin, que concedeu o “Bib Gourmand”, elogio à restaurantes franceses com excelência e valores justos.
A experiência poderia virar filme. Começou com uma atitude ousada, de perguntar pessoalmente ao renomado chef Christian Constant, durante um evento gastronômico, se poderia trabalhar com ele. Para a surpresa do catarinense, o chef francês, com uma estrela Michelin nas costas, o empregou como assistente de cozinha no Café Constant e, anos depois, lhe passou o comando das panelas.
Depois de conquistar o ídolo e os clientes, o brasileiro resolveu caminhar sozinho e abriu o seu próprio bistrô em Paris. O restaurante foi batizado com o nome Le Pario, fazendo referência à capital francesa e à cidade brasileira mais conhecida pelos turistas.
Altos preços, menu sofisticado e filas de espera costumam exemplificar o que se entende por bistrô no Brasil. Mas o chef catarinense está mudando este conceito, já que seu reduto abre todos os dias e está sempre lotado, mesmo com a pandemia.
Instagram: @le_pario
Comments